2 de jun. de 2010

Banco Mundial esteve conhecendo a Cooperativa dos Produtores de Chuchu de Amparo

Representantes do Banco Mundial envolvidos no Microbacias II se reúnem na CATI e visitam propriedades rurais


Para dar sequência à análise das potencialidades do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II, a CATI se reuniu nos dias 26, 27 e 28 de maio com quatro representantes do Banco Mundial envolvidos exclusivamente com o projeto: Barbara Farinelli, Abdoulaye Sy, Laurent Debroux e Marianne Grosclaude, sendo os dois primeiros os responsáveis pela avaliação dos impactos do Microbacias II e a última a nova gerente do projeto pelo Banco Mundial, no lugar de Laurent.



Segundo o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, além de reunir a equipe da CATI pela primeira vez com a nova gerente, o objetivo da missão foi discutir um plano de ação até o final do ano e o recurso necessário para execução das atividades. "Conversamos sobre capacitação, aquisição de equipamentos e veículos, enfim, tudo o que será necessário para deixar o projeto pronto para ser executado assim que for autorizado pelo Senado e assinado pelo Governador".

No dia 29 de maio, os representantes do Banco visitaram os municípios de Amparo e Socorro. Em Amparo conheceram a sede da Cooperativa dos Produtores de Chuchu, a propriedade de José Oscar Petroli e a unidade de embalagem e distribuição utilizada pela cooperativa. Em Socorro almoçaram no Hotel Fazenda Portal do Sol, localizado na Microbacia do Ribeirão do Meio, de onde partiram para a propriedade de morangos e hortaliças orgânicos de Sidney Barrel. Em seguida, conheceram o local onde é produzida a cachaça Pioneira e outros derivados da cana-de-açúcar e, depois, o Empório Nova Vida, onde são comercializados os produtos dos membros da Associação dos Moradores e Produtores Organoagrícolas da Microbacia do Ribeirão do Meio.


O diretor da CATI Regional de Bragança Paulista, Alcides Ribeiro de Almeida Junior, explica a escolha dos lugares visitados: "são propriedades de produtores que fazem parte de associações e cooperativas, todo o trabalho desenvolvido hoje teve origem no Programa de Microbacias. Além disso, esses produtores já carregam consigo aqueles conceitos de sustentabilidade e conservação do meio ambiente, que foram trabalhados na primeira fase do programa". Alcides acredita que o Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável trará aos produtores a infraestrutura e a logística necessárias para avançar na comercialização. "O Microbacias II vem para coroar o trabalho feito com esse grupo".

Barbara Farinelli confessa que o que foi visto no campo superou suas expectativas. "Quando nós estamos no Banco, trabalhando com papéis, com idéias, nunca imaginamos como essas idéias chegam às pessoas que precisam e a verdade é que estamos maravilhados. Tudo isso mostra que os produtores beneficiados atingiram o objetivo e esse é o grande motivo de estarmos fazendo o Microbacias II". Para ela, o mais surpreendente é o estágio avançado em que se encontram a maioria das associações e cooperativas. "Além disso, nós vimos que os agricultores estão unidos e conscientes da importância desse projeto e isso é o que garante o sucesso de qualquer ação".

Marianne, que esteve no Brasil pela primeira vez, relata sua surpresa quanto à organização dos pequenos produtores. "Assim como em outros lugares do mundo, esses agricultores familiares têm pouco acesso ao mercado e as mesmas preocupações ambientais. A diferença é que o nível de educação e de organização do produtor brasileiro é maior, facilitando na superação dos desafios", relata, acrescentando que a assistência técnica prestada pela CATI é um diferencial muito grande para o aumento da produtividade.

O que mais chamou a atenção de Abdoulaye Sy foi o fato de os produtores terem objetivos muito claros e a capacitade de se desenvolver em conjunto. "É minha primeira visita a uma área rural no Brasil e eu lia muito sobre o desenvolvimento rural aqui, mas não sabia que era tanto. A expectativa sobre o Microbacias II é muito grande por parte dos produtores e eles sabem exatamente o que querem. Isso facilita a implementação de qualquer projeto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário